atendimento@almaeventos.com.br
41 99808-8786
copyright © SBGG-PR - Todos direitos reservados.
copyright © SBGG-PR - Todos direitos reservados.
ATENÇÃO! SUBMISSÃO DOS TRABALHOS PRORROGADA ATÉ DIA 18/04/2025 (SEXTA-FEIRA)
ALTERAÇÃO NA FORMA DE APRESENTAÇÃO DO PÔSTER!!
NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
A Comissão Científica da 34ª JORNADA PARANAENSE DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA convidam ao envio de trabalhos na modalidade PÔSTER para apresentação pública durante a programação do Evento.
PRAZOS:
Submissão dos trabalhos: até 14 de abril de 2025
Divulgação dos aprovados: 22 de abril de 2025
CONSIDERAÇÕES GERAIS:
• Quantidade máxima de trabalhos que cada autor pode submeter: 3
• Quantidade máxima de autores para cada trabalho: 5
• A submissão do trabalho só será permitida após pagamento da inscrição do autor principal;
• Os demais autores que se inscreverem na Jornada não deverão reenviar o resumo já inscrito;
• Os trabalhos fora das normas estabelecidas pela Comissão Científica não serão aceitos para apresentação;
• Não serão aceitos ou apresentados trabalhos enviados fora do prazo, ou onde um dos autores ou o apresentador não tenha efetivado a inscrição no sistema;
• Não será permitido nenhum tipo de alteração/inclusão após a confirmação do envio da versão final do resumo através do site da Jornada;
• O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos na ficha de cadastro. Todas as comunicações referentes aos trabalhos científicos serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos demais autores;
• A Comissão Organizadora não se responsabilizara pelo conteúdo da apresentação ou por quaisquer custos atrelados com a apresentação dos trabalhos;
• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável; a qual não será revista.
NORMAS PARA A SUBMISSÃO:
Após a inscrição acesse a área de envio de trabalhos, fornecendo seu CPF. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário on-line. Você recebera um e-mail de confirmação de inscrição de trabalhos em até 48h.
Caso não receba, entre em contato através do e-mail atendimento@almaventos.com.br
Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.
O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante a Jornada.
1. CATEGORIAS DOS RESUMOS: O resumo deverá ser incluído por um dos autores em apenas uma das duas categorias seguintes e respectiva subcategoria:
A) Categoria Geriatria
B) Categoria Gerontologia:
▪ Subcategoria Ciências Básicas
▪ Subcategoria Epidemiologia
▪ Subcategoria Clínico
▪ Subcategoria Ensino
▪ Subcategoria Serviços
▪ Subcategoria Novas Tecnologias
▪ Subcategoria Outros
2. TÍTULO: O título deve ser em letras maiúsculas e em negrito, e não deve exceder 100 caracteres (com espaços). Deve ser conciso e relacionado aos objetivos e resultados do estudo.
ATENÇÃO: Obrigatoriamente, o título deve omitir informações institucionais e de autoria, de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação.
3. AUTOR PRINCIPAL: conforme inscrição no evento
4. DEMAIS AUTORES: exemplo: Júlio Souza e Souza, Roberta Castro, Carolina Lima.
5. INSTITUÇÃO: corresponde ao nome da INSTITUIÇÃO responsável pelo resumo, ou onde o trabalho tenha sido realizado. Deve ser informado apenas o nome da instituição principal e departamento onde o trabalho tenha sido realizado.
6. CIDADE: o nome da cidade e estado (CIDADE-UF) onde o estudo foi realizado ou de onde é proveniente a instituição responsável pelo estudo.
7. RESUMO: o número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (já incluídos os espaços), excluídos o título e nome dos autores/afiliação institucional e palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto.
Atenção aos itens obrigatórios:
A) ESTUDOS BASEADOS EM MÉTODO ANALÍTICO (ensaios clínicos, estudos tipo caso- controle, estudos de coortes, etc.): Somente serão analisados pela Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:
• Fundamentos/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases.
• Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho.
• Delineamento e Métodos: OBRIGATORIAMENTE indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/ retrospectivo, ensaio clínico, etc.). NÃO serão aceitos trabalhos de REVISÃO DE LITERATURA. Descrever claramente a metodologia utilizada para a seleção da população, as intervenções realizadas e instrumentos aplicados.
• Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.
• Conclusões/Considerações finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.
B) ESTUDOS NÃO BASEADOS EM MÉTODO ANALÍTICO (relatos de caso, descrição de séries, etc.): Somente serão analisados pela Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos os resumos desta categoria que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:
• Fundamentação/Introdução: Estado atual do conhecimento sobre o tema apresentado e sua importância.
• Motivo da comunicação: Razão que justifica a apresentação. Por exemplo, raridade, aspectos clínicos inusitados, evolução atípica, inovações diagnósticas e terapêuticas.
• Relato(s) do(s) caso(s): História e evolução (caso clínico); descrição de nova técnica diagnóstica ou nova abordagem terapêutica.
• Discussão: Argumentos sobre achados clínicos e laboratoriais, diagnósticos e tratamentos; vantagens/desvantagens de método diagnóstico/terapêutico.
É obrigatória a presença no texto do resumo e farão parte da contabilização do número total de caracteres as palavras “Introdução e/ou Fundamentos”; “Objetivos”; “Métodos”, “Resultados”, “Conclusões e/ou Considerações finais”.
Não usar negrito no texto. Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”. Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: não devem ser incluídas no Resumo; sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.
9. PALAVRAS-CHAVE: a inclusão de no mínimo três e no máximo seis PALAVRAS CHAVES, que deverão ser selecionadas a partir dos descritores disponíveis e existentes no DECS/MESH (http://decs.bvs.br). As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo.
AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO
Todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados, de modo independente e sigiloso, por dois avaliadores, membros da Comissão Científica. Cada avaliador atribuirá uma nota com base nos seguintes critérios:
• Originalidade e Relevância (0 a 1):
0 = não contribui ao avanço da ciência;
0,5 = pouco contribui;
1 = contribui contundentemente.
• Delineamento (0 a 2):
0,5 = relato de caso, estudo observacional ou revisão integrativa/escopo
1 = série de casos / estudo caso-controle.
1,5 = estudo de coorte ou revisão sistemática (de estudos caso controle);
2 = revisão sistemática (de ensaios clínicos), ensaio clínico ou meta análise.
• Conteúdo, qualidade na descrição do método e clareza na apresentação dos resultados:
0 = insuficiente;
1 = incompleto;
2 = regular;
3 = bom;
4= muito bom
5=excelente.
• Correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.
0 = insuficiente (não há correlação);
0,5 = incompleto;
1 = regular;
1,5 = bom;
2 = muito bom.
Ao final das avaliações será calculada a média de cada resumo, e definida a consequente seleção ou não do trabalho.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PÔSTER
1. O conteúdo a ser apresentado no formato Pôster deve respeitar integralmente o resumo submetido para avaliação e aprovado pela Comissão Científica da Jornada;
2. Serão admitidos pôsteres em suporte físico (impresso em papel ou lona);
3. A formatação desses elementos deve prezar pela legibilidade e acessibilidade. Deve- se atentar, por exemplo, à utilização de contraste nas cores das fontes e plano de fundo, dimensões dos elementos e fontes, etc.
4. Não é aconselhável utilizar fonte com o corpo menor que 18;
5. O texto do pôster deve ser legível à distância de um metro.
6. Questões relativas à composição estética do pôster são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).
7. A formatação dos pôsteres deve seguir as seguintes especificações: Dimensões: 0,90m de largura x 1,20m de altura; Fonte: Arial.
8. A montagem e retirada dos pôsteres é de exclusiva obrigação e responsabilidade dos autores. Pôsteres não retirados até o final do evento serão considerados abandonados, e serão inutilizados sem aviso prévio ou ressarcimento aos autores.
PREMIAÇÃO
Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma comissão durante o evento e os 03 melhores das categorias Geriatria e Gerontologia serão distinguidos com certificados especiais.
CERTIFICADOS
Os certificados serão online no site do congresso. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR APRESENTADOR, citando o nome do trabalho e o sobrenome/iniciais dos demais autores.
Os certificados estarão disponíveis no site da Jornada em até 10 dias uteis após o evento, através do CPF do responsável pela submissão do trabalho. É dever do autor responsável o repasse dos certificados para os demais autores.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
● Não são permitidas, sob quaisquer pretextos ou circunstâncias, alusões, agradecimentos ou referências que possam caracterizar divulgação comercial de produtos, equipamentos, seus fabricantes ou distribuidores. Medicamentos devem ser citados pelo nome farmacológico do(s) princípio(s) ativo(s), enquanto equipamentos, pelo fabricante e modelo do produto.
● Não serão aceitos temas livres extraídos de artigos já publicados até a data de submissão. Entretanto, caso o artigo tenha sido submetido e esteja em processo de revisão ou aguardando publicação, o tema livre poderá ser submetido.
● No corpo do texto, não deve(m) constar o(s) nome(s) do(s) autor(es).
● Não será aceito relato de experiência. Apenas relato de caso clínico.
● Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
Para mais informações enviar e-mail para atendimento@almaeventos.com.br